Rua do Ouro

Edifício de Habitação - 55 Apartamentos

O conjunto edificado alvo de uma reabilitação e reconversão de uso localiza-se na Rua Áurea, no centro de Lisboa. A Rua Áurea é usualmente conhecida como Rua do Ouro, sendo uma das mais bonitas ruas de arquitectura civil da “Baixa Pombalina”, e é conhecida pelos seus serviços, como ourives, joalheiros, relojoarias e bancos. A “Baixa Pombalina” é “o” centro de Lisboa e resulta do plano visionário do Marquês de Pombal, no século XVIII. É constituída por uma malha ortogonal urbana com ruas como a Rua Augusta, Rua da Prata e Rua do Ouro, que efetuam a ligação entre a Praça do Rossio e o Terreiro do Paço - as duas praças mais prestigiadas de Lisboa.

O edifício sofreu um profundo processo de reabilitação e foi-lhe restituído o seu uso original de habitação.

O OURO GRAND marcou o arranque da reabilitação urbana da Baixa de Lisboa, sendo percursor nessa medida.

O conjunto edificado constituí um gaveto virado a sul e integra a rede urbana ortogonal desta área da cidade, com uma localização privilegiada - três fachadas de frente para as principais ruas: Rua do Ouro, Rua da Conceição e Rua do Crucifixo.

O conjunto inicial de 4 edifícios foi emparcelado no século XX passando a ser um único edifício com duas frações afetas, a primeira a serviços (agência Bancária que ocupa parcialmente o Piso 0) e a segunda área serviços, ocupando a totalidade do lote com cerca de 933 m2 de implantação.

A primeira fração, actualmente propriedade de um Banco, ocupa parcialmente o piso térreo e parte do nível subterrâneo, não foi objecto de intervenção e continua a funcionar como agência bancária.

A proposta desenvolvida incide sobre a segunda fracção, que até recentemente estava afecta a serviços, os antigos escritórios do banco localizados no Piso 0, e propõe uma reconversão e reabilitação do existente, prevendo uma utilização para habitação com 55 apartamentos e comercio com duas lojas, distribuídos por uma área aproximada de 5.000 m2. Esta intervenção devolveu o uso original de habitação ao edifício.  

 

Local Rua do Ouro, Lisboa

Cliente Level Constellation

Arquitectura Catarina Almada Negreiros e Rita Almada Negreiros

Equipa: Alexandre Marquês, Ana Grácio, Augusto Marcelino, Pedro Abreu, Sílvia Rocio, Sofia Passarinho, Inês Bernardo

Engenharia A2P, Estiplano

Área 4.925m2

Data  2018