Casa Mãe

Empreendimento Turístico 

O conceito do Hotel Casa-Mãe com o seu programa extenso, original e diversificado pedia um lugar especial, um local que possibilitasse sentir a herança patrimonial e singularidade da cidade de Lagos.

Um grande terreno exposto a sul, contíguo à muralha da cidade, respondia a todos estes requisitos e era o local perfeito para implantar o projecto Casa-Mãe.

O projecto de arquitectura procurou, desde a génese, estar em sincronia e diálogo com o conceito, de modo a adaptar o programa à propriedade: remodelando os edifícios existentes, propondo duas novas construções e, em simultâneo, trabalhando os espaços exteriores, preservando-os e propondo novos lugares, percursos e interações.

O programa de hotel com um total de trinta quartos, dois restaurantes, piscina, loja de artesanato, espaços para workshops,  foi distribuído por quatro edifícios, permitindo uma diversidade de situações espaciais e uma natural e fluída interação entre espaços interiores e exteriores. Privilegia-se o percurso exterior ao longo da antiga muralha, que permite e promove a circulação dentro da propriedade e conecta todos os edifícios e atividades.

A casa principal, a Casa Mãe, promove a ideia de casa familiar e deu mote ao projecto. Este edifício, com origem no séc. XVIII/início séc. XIX, foi reabilitado de forma cuidada, de maneira a albergar cinco quartos, recepção, salas de estar e de refeições, cozinha, áreas de serviço e balneários de apoio à piscina.

A cisterna existente no piso -1 da Casa Mãe, foi mantida e recuperada, e nela é armazenada a água extraída do Poço de Mergulho e posteriormente distribuída para a rega em toda a propriedade.

Também a pequena construção, localizada junto a uma das entradas da propriedade, foi reabilitada e utilizada como área anexa ao programa.

Localizado e integrado no socalco superior das hortas, implanta-se um dos novos edifícios – Pavilhão da Horta – de aparência discreta. Aqui encontramos três quartos, cada um organizado em dois níveis, estando a área das instalações sanitárias a uma cota mais alta, o que lhe oferece um carácter mais resguardado em relação à zona de estar e a cama. Cada quarto tem um pátio de uso privado, o que permite uma experiência singular com o terreno e a horta.

Foi desenhado ainda um novo edifício, localizado na cota mais baixa da Rua do Jogo da Bola, que contém uma parte importante do programa: recepção, restaurante, loja, ateliers e vinte e dois quartos. O edifício do Jogo da Bola, apesar de ser o edifício de maior dimensão do empreendimento, tem um impacto bastante reduzido na envolvente, e a sua implantação na frente de rua consolida o tecido urbano.

De carácter assumidamente contemporâneo pretende fundir-se harmoniosamente com a cidade e malha urbana envolvente. Procurou fazer-se uma reflexão sobre arquitetura vernacular algarvia, utilizando alguns dos seus elementos, materiais e relações espaciais. São alguns exemplos disso a utilização das açoteias, as platibandas, as portadas em reixa, e os pavimentos em tijoleira de santa catarina.

A reabilitação deste conjunto previu a manutenção do carácter produtivo do Horto e, consequentemente da reabilitação das estruturas e infraestruturas do sistema de rega que, articula os diferentes patamares e espaços produtivos com as construções existentes e propostas.

 

Local: Lagos, Algarve

Cliente: Casa M. Lagos

Arquitectura: Catarina Almada Negreiros e Rita Almada Negreiros

Equipa: Alexandre Marquês, Ana Grácio, Pedro Pedroso, Sílvia Rocio, Sofia Passarinho, Inês Bernardo

Arquitectura Paisagista: GLOBAL arquitectura paisagista

Especialidades:

A2P (estabilidade)

Campo d’ Água (projecto de distribuição de água e drenagem de águas residuais)

Etu (segurança contra incêndios)

José Galvão Teles (instalações mecânicas de climatização)  

Joule (instalações eléctricas, instalações telecomunicações, instalações segurança, elevadores) 

Laqre (resíduos sólidos urbanos)

Natural Works (instalações eléctricas, instalações de telecomunicações, instalações mecânicas de climatização, instalações de gás, instalações de segurança, elevadores, comportamento térmico e condicionamento acústico)

Área:

3.400m2 (área de construção)

5.500 m2 (arranjos exteriores)

Data:  2016

Fotografia: Francisco Nogueira

3D:  18:25 Empreiteiros Digitais