Avenida da Índia

Projecto de Alçados - Painéis em Azulejo

O projecto de remodelação e ampliação deste conjunto de edifícios na Avenida da Índia, pretende ser um projecto de continuidade e não de rotura. É neste contexto que surge a nova volumetria do conjunto da Avenida da Índia com fachadas regulares e simétricas. Ainda assim esta intervenção não pretende criar a ilusão de que o edifício foi todo construído num mesmo momento e por isso serão perceptíveis os elementos novos do conjunto arquitectónico. 

As fachadas do edifício principal serão integralmente revestidas de azulejo reutilizando os originais (azulejos padrão do séc. XIX) e criados novos tipos de azulejo para o revestimento das restantes áreas.

É da decomposição do desenho, constituído pela sobreposição de vários desenhos a que correspondem outras tantas estampilhas do azulejo original, que surge o novo conjunto.

Num exercício oposto ao efectuado no azulejo original, onde se adicionam diferentes desenhos para um resultado final denso, no novo conjunto de azulejos isolam-se os diferentes desenhos, criando um conjunto de sete novos azulejos com densidades sucessivamente diferentes e de menor intensidade.

Neste exercício de decomposição do azulejo original pretendemos revelar, e sublinhar, não só os diferentes desenhos mas também a técnica utilizada.

No conjunto dos alçados serão utilizados nove tipos de azulejo, o azulejo existente (cerca de 33%), o novo conjunto de sete azulejos de estampilha (cerca de 51%), e o azulejo branco (cerca de 16%), assim como a faixa existente (162 metros lineares).

A composição proposta para estes alçados pretende criar um efeito de diluição, na vertical, do padrão do azulejo original. Utilizar-se-á em baixo o azulejo existente, mais denso, indo o desenho sendo simplificado, pouco a pouco, através do uso dos diferentes azulejos até chegar ao topo completamente branco.

Até à altura da 13ª fiada é utilizado o azulejo original, sem mistura com outro tipo de azulejo tal como as ultimas duas fiadas são de azulejo branco. O que pressupõe ser apenas necessário um mapa de assentamento preciso para apenas cerca de 50% da fachada.

 

 

Local: Avenida da Índia, Lisboa

Cliente: Câmara Municipal de Lisboa

Arquitectura: APPLETON & DOMINGOS arquitectos

Tratamento Plástico: Catarina Almada Negreiros e Rita Almada Negreiros

Área Revestida:  224m2

Fotografias:  FG+SG, Francisco Nogueira

Data:  2016