Architecture Foundation New Building

2º LUGAR - Concurso em duas fases

A concepção de um anti-objecto, num compromisso com critérios projectuais de escala, desenho urbano, paisagismo e sustentabilidade. Este projecto faz uma apologia simbólica da arquitectura e paisagismo britânico, através dum jardim vertical dissimulado pela membrana translúcida que concebe esta fachada surgindo como interface entre este e o tecido urbano agressivo, rodeado por edifícios de maiores proporções. 

O projecto confronta a ideia do familiar com o desconhecido. 

Trabalha-se sobre a habitual subversão inglesa de viver num apartamento como numa casa.

Uma das várias análises possíveis a este projecto é a unidade uni familiar urbana britânica, a casa e jardim, murado nas traseiras. O desnível em relação à rua, com a criação de uma cave de serviço e os acrescentos adossados à fachada tardoz sob o jardim, aproveitando o meio piso das escada de dois lances.

O corte rasante ao edifício acentua esta ruptura filtrando a percepção do pátio e cobertura verde e articulando desta linguagem conhecida da casa, criando um novo interface de comunicação, podendo servindo de suporte a projecção de imagens.

O edifício não quer ser um “objecto perfeito”.

É o resultado de um trabalho entre equipas onde se discutiu o entendimento de cada um de nós de como se deve manifestar, hoje, a arquitectura.

Assim como a dissociação formal deste processo de fazer arquitectura sobrepõe o próprio objecto linguístico e formal. “…THIS IS NOT A BUILDING…”

Local Bankside, SE1, Londres

Data 2005

Cliente Architecture Foundation / Land Securities

Arquitectura a-graft - Catarina e Rita Almada Negreiros, AWP (Paris), Makoto fukuda (Barcelona/Toquio), Liverani e Molteni (Milão)

Engenharia Ove Arup 

Medidor orçamentista Tylliard London  

Orçamento £2.250.000

Área 700m2

JÚRI
Rowan Moore, The Architecture Foundation (director)

Will Alsop, Alsop Architects
Paola Antonelli, MOMA New York
David Chipperfield, David Chipperfield Architects
Nigel Coates, Branson Coates
Mike Hussey, Land Securities
Nick Serota, Tate Gallery
Richard Lech, Davis Langdon

FASE 1 - 208 equipas

FASE 2 - 8 equipas: a-graft, AOC, Bernard Tschumi, Caruso St John, Foreign Office Architects, Lacaton and Vassal, MVRDV, Zaha Hadid (1º lugar)