5pm
A intervenção plástica 5pm localiza-se no Paço da Rainha, em duas grandes superfícies laterais que limitam os arruamentos desnivelados da via central da rua e também numa pequena área junto a uma escada de pedra existente. Neste local destaca-se ainda, pela sua forte presença, o Palácio de Bemposta, que marca o regresso de Inglaterra da Rainha Catarina de Bragança a Portugal, em 1693.
A proposta, teve como principal objectivo estabelecer uma relação entre um azulejo de padrão do séc. XVII aplicado de forma tradicional (AP 198 tradicional ainda em produção na Fábrica Viúva Lamego), que preenchia de uma forma económica e eficaz as grandes superfícies interiores (palácios, igrejas e conventos) e um azulejo com o mesmo padrão aplicado com uma nova lógica (AP 198 contemporâneo).
Deste modo, surgem cinco azulejos distintos, o primeiro consiste na réplica do padrão tradicional e os restantes surgem a partir de uma ampliação / variação deste. A sua utilização em simultâneo nos grandes planos, permitem criar a composição final.
Relativamente ao troço lateral das escadas existentes, este é preenchido com azulejo de fundo “azul inglês”, destacando um poema a branco de homenagem à Rainha (Edmund Waller 1606–1687).
A designação 5pm, inspira-se na teoria de que terá sido a Rainha a responsável pela introdução do ritual do chá na corte inglesa.
Local: Paço da Rainha, Lisboa, Portugal
Tratamento Plástico: Catarina Almada Negreiros e Rita Almada Negreiros
Colaboração: Sílvia Rocio, Sofia Rodrigues
Área Revestida: 203m2
Cliente: Câmara Municipal de Lisboa
Data: 2016
Fotografia: Estudio Peso